Extintor de incêndio não é mais obrigatório para veículos de passeio
O Contran decidiu ontem (17/09) pela não obrigatoriedade do uso de extintores de incêndio nos veículos de passeio no paísl. A medida entrou em vigor a partir desta sexta-feira (18/09), com a publicação no Diário Oficial da União.
Fim de obrigatoriedade do extintor "corrige distorção histórica", diz especialista. Dados da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva demonstram que os extintores não têm eficácia: dos 2 milhões de sinistros em veículos cobertos por seguros em um ano, apenas 800 tiveram incêndio como causa. Desse total, apenas 24 informaram que usaram o extintor, equivalente a 3%.
Cientificamente, está comprovado que um carro “não pega fogo por si só”, já que estão tecnologicamente mais avançados, principalmente no que diz respeito aos motores.
Antigamente, a Kombi e o Fusca tinham motores com refrigeração a ar, por isso eram mais suscetíveis a pegar fogo no motor. Hoje não existe mais. Os motores são refrigerados a água, o que evita superaquecimento.
Agora a obrigatoriedade continua válida apenas aos veículos utilizados comercialmente para transporte de passageiros, como caminhão, caminhão-trator, micro-ônibus e ônibus, e aos destinados ao transporte de produtos inflamáveis, líquidos e gasosos.
Arquivo
- Cursos - 2
- Geral - 147
- Institucional - 39
- Jurídico - 45
- Plano de saúde - 93
- Previdenciário - 55
- Qualidade de Vida - 5
- Saúde - 110
- Sociocultural - 108
- Complementados - 19
- Descomplicando a Previdência - 9
- Dicas de Saúde - 46
- Negociações Plano de Saúde - 17
- Pandemia - 10
- Suplementados - 46