Fevereiro: Roxo e laranja na prevenção de quatro doenças
O ano começa branco e com uma campanha de prevenção para chamar a atenção sobre as questões voltadas à saúde mental e emocional das pessoas. Começo de ano também é tempo de sol, calor, que pede roupas leves e muito, muito líquido!
A anosognosia é um esquecimento temporário, segundo o professor francês Bruno Dubois, do Instituto de Memória e Doença de Alzheimer (IMMA), Hospital La Pitié-Salpêtrière, em Paris.
Aborda o assunto de uma forma bastante tranquilizadora:
"Se alguém está consciente dos seus problemas de memória, não tem Alzheimer."
Considerado o tipo de câncer com maior incidência entre as mulheres no Brasil e no mundo, (a estimativa é de 76.000 novos casos por ano), o câncer de mama ainda é cercado de mitos e dúvidas.
Amamentar é o melhor alimento para o começo da vida de uma criança. Éo mais adequado para a nutrição, é rico em proteínas, vitaminas, anticorpos, gorduras e água. Além de ser essencial para o bom desenvolvimento da criança, protege o bebê e ajuda a prevenir infecções.
Este mês uma série de campanhas alertam a população sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais, provocadas por diversos agentes etiológicos conhecidos como vírus: A (HAV), B (HBV), C (HCV), D (HDV) e E (HEV) e são um grande problema, não só no Brasil, mas no mundo inteiro, destacando os tipos B e C.
Diversas campanhas são desenvolvidas este mês para conscientizar e ao mesmo tempo sensibilizar a importância da doação de sangue, um ato de solidariedade que salva vidas.
Doenças intestinais
Hábitos de vida podem afetar as doenças inflamatórias intestinais (011). Ainda sem causa comprovada, podem estar ligadas a fatores hereditários e imunológicos.
[ 1 2 3 4 5 ] próximo