Denatran adia fiscalização de novos extintores para início de abril
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em acordo com o Ministério das Cidades, anunciou na segunda-feira (05/01) que adiará por 90 dias a exigência do uso do extintor do tipo ABC para carros, que passou a valer no dia 1º de janeiro de 2015 e cujo descumprimento resultaria em multa de R$ 127,69 e 5 pontos na carteira de habilitação.
O prazo conta a partir da publicação no Diário Oficial da União, mas, de acordo com a assessoria do Denatran, multas aplicadas a partir desta segunda não serão consideradas.
A medida foi tomada pelo Ministério das Cidades após motoristas de diversas regiões do país relatarem dificuldade para encontrar o equipamento à venda.
A procura cresceu com a divulgação de que a regra, estabelecida em 2009, passaria a resultar em multa a partir deste ano se fosse descumprida.
O modelo exigido agora pela lei é chamado de ABC por que controla incêndio produzido por diversos tipos de materiais. Ele começou a equipar carros fabricados a partir de 2005, porém, uma liminar chegou a derrubar essa exigência, que foi restabelecida em 2009.
O extintor antigo era do tipo BC, que combatia apenas o fogo causado por líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos.
Atenção para equipamento vencido
A procura por extintores também aumentou por que, ao verificar o equipamento nos carros, proprietários perceberam que o item estava fora da data de validade, que é de 5 anos, a partir da data de fabricação. E quem circula com extintor vencido também está sujeito a multa.
Fonte: Denatran
Arquivo
- Cursos - 2
- Geral - 147
- Institucional - 39
- Jurídico - 45
- Plano de saúde - 93
- Previdenciário - 55
- Qualidade de Vida - 5
- Saúde - 110
- Sociocultural - 108
- Complementados - 19
- Descomplicando a Previdência - 9
- Dicas de Saúde - 46
- Negociações Plano de Saúde - 17
- Pandemia - 10
- Suplementados - 46