20/09/2021
21 de setembro - Dia mundial do Alzheimer

21 de setembro é o DIA MUNDIAL DA DOENÇA DE ALZHEIMER

 

A campanha deste ano chama a atenção para os sinais de alerta da demência, incentivando a busca por informações, aconselhamento e apoio, em especial junto às associações de Alzheimer ou demência.

 

Importante destacar que no Brasil, cerca de 1,2 milhão pessoas vivem com alguma forma de demência, anualmente é diagnosticado cerca de 100 mil novos casos, totalizando-se no âmbito mundial 50 milhões de pessoas. Esses dados demonstram que a doença caracteriza uma crise global de saúde, que deve ser enfrentada, por meio de um melhor entendimento.

 

O ALZHEIMER é uma doença neurodegenerativa, progressiva e ainda sem cura, todavia já existem opções de tratamento: medicamentos (disponíveis nas farmácias do SUS), reabilitação cognitiva, terapia ocupacional, controle de pressão alta, diabetes e colesterol, além de atividade física regular, podem ajudar a manter a qualidade de vida por mais tempo.

 

A doença agravada pelo envelhecimento da população, afeta majoritariamente, pessoas acima de 65 anos de idade, impactando a memória, a linguagem e a percepção do mundo, provoca alterações no comportamento, na personalidade e no humor do paciente.

 

 

DEZ SINAIS DE ALERTA PARA O ALZHEIMER

 

– Problema de memória que chega a afetar as atividades e o trabalho;
– dificuldade para realizar tarefas habituais;
– dificuldade para comunicar-se;
– desorientação no tempo e no espaço;
– diminuição da capacidade de juízo e de crítica;
– dificuldade de raciocínio;
– colocar coisas no lugar errado, muito frequentemente;
– alterações frequentes do humor e do comportamento;
– mudanças na personalidade; e
– perda da iniciativa para fazer as coisas.

 

 

OS SINTOMAS PODEM SER DIVIDIDOS EM TRÊS “FASES”

 

LEVE: falhas de memória e esquecimentos constantes; dificuldades em realizar tarefas complexas (como cuidar das finanças);

MODERADA: o paciente já necessita de ajuda para realizar tarefas simples, como se vestir;

AVANÇADA: o paciente necessita de auxílio para realizar qualquer atividade, como comer, tomar banho e cuidar da higiene.

 

 

PREVENÇÃO

 

– Ter uma vida ativa e com objetivos;

– Praticar atividade física regular por pelo menos por 150 minutos por semana;

– Controlar os fatores de risco cardiovascular, como hipertensão e diabetes;

– Procurar estudar e adquirir conhecimento;

– Trabalhar sua capacidade de concentração;

– Dormir bem.

 

Para explicar como a doença afeta o cérebro, a Alzheimer’s Association Brasil disponibiliza em sua página a apresentação: Dentro do cérebro: Uma viagem interativa.

FONTE: https://bvsms.saude.gov.br/conhecer-a-demencia-conhecer-o-alzheimer-o-poder-do-conhecimento-setembro-mes-mundial-do-alzheimer/

CONSULTE AINDA: https://sbgg.org.br/em-dia-mundial-do-alzheimer-dados-ainda-sao-subestimados-apesar-de-avancos-no-diagnostico-e-tratamento-da-doenca/