Calor: Redobre cuidados com crianças e idosos
Uma atenção especial durante as elevadas temperaturas do verão precisa ser observada por pessoas de todas as idades. Mas, idosos e crianças exigem cuidados redobrados. Eles sofrem mais com o calor e tendem a se desidratar com facilidade.
No caso dos idosos, eles sentem menos sede e a quantidade de água no corpo diminui, tornando-os mais vulneráveis. Segundo os médicos, a água impede que o sangue das pessoas fique mais denso, condição que piora a capacidade sanguínea e que pode causar danos ao cérebro, coração, rins, inchaço nas pernas e trombose.
A orientação é oferecer água, sucos e frutas com mais frequência, alimentação leve, mantê-los menos agasalhados e em locais arejados.
Pacientes com problemas cardíacos ou portadores de insuficiência renal que possuem restrição quanto à quantidade de líquidos, devem seguir a orientação do médico.
Já as crianças, por brincarem e transpirarem mais, acabam gastando mais energia e esquecendo de tomar líquidos. É preciso insistir que tomem água e sucos naturais. Para eles ofereça com mais frequência frutas e uma alimentação balanceada.
Lembre-se: Jamais automedique. Aos primeiros sinais de desidratação, como diarreia, vômitos e suor abundante, procure atendimento médico.
Arquivo
- Cursos - 2
- Geral - 147
- Institucional - 39
- Jurídico - 45
- Plano de saúde - 93
- Previdenciário - 55
- Qualidade de Vida - 5
- Saúde - 110
- Sociocultural - 108
- Complementados - 19
- Descomplicando a Previdência - 9
- Dicas de Saúde - 46
- Negociações Plano de Saúde - 17
- Pandemia - 10
- Suplementados - 46