Dia Mundial da Água: 1 em cada 6 cidades do Brasil corre risco hídrico
Comemora-se no dia 22 de março o Dia Mundial da Água. Esta data é destinada a reflexão e discussão sobre a relação homem e água. O primeiro Fórum Mundial aconteceu em 1997. Desde então, é realizado a cada três anos em um país diferente.
Este ano o Brasil está sediando, de 17 a 23 de março, o 8º Fórum Mundial da Água, que pela primeira vez acontece no hemisfério Sul, em Brasília, e está reunindo representes de 175 países entre cientistas, governantes, parlamentares, juízes, pesquisadores e demais cidadãos.
O encontro deste ano traz o tema "Compartilhando Água". O objetivo, segundo os organizadores, é estabelecer compromissos políticos e incentivar o uso racional, a conservação, a proteção, o planejamento e a gestão da água em todos os setores da sociedade.
Especialistas que participam do evento avaliaram que o Brasil precisa de planejamento. Não são apenas obras.
Em lugares como a cidade de Marrakesh, no Marrocos, próxima ao deserto do Saara, que sediou a primeira edição do Fórum em 1997, justamente por ser a menos chuvosa, existe um planejamento antecipado para orientar a sociedade civil sobre o uso da água, inclusive com cobrança de altas tarifas para Empresas e cidadãos que desperdiçam.
Lá, chove apenas 281,3 milímetros por ano, em média – apenas 18% dos 1.525,9 mm esperados anualmente para Brasília.
Por outro lado, o Brasil é detentor de mais de 10% da água doce do planeta e, mesmo assim, passa por crise hídrica. Uma em cada seis cidades brasileiras corre risco hídrico, segundo estudo apresentado durante o evento.
Fonte de Dados: Agência Brasília e ANA (Agência Nacional de Águas)
Arquivo
- Cursos - 2
- Geral - 147
- Institucional - 39
- Jurídico - 45
- Plano de saúde - 93
- Previdenciário - 55
- Qualidade de Vida - 5
- Saúde - 110
- Sociocultural - 108
- Complementados - 19
- Descomplicando a Previdência - 9
- Dicas de Saúde - 46
- Negociações Plano de Saúde - 17
- Pandemia - 10
- Suplementados - 46