16/02/2017

Saque de FGTS de contas inativas terá início em março

O presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, oficializou na terça-feira (14/02) o calendário de liberação de recursos das contas nativas do FGTS. Segundo divulgado, cerca de 3 milhões de trabalhadores serão contemplados, em operação que envolverá 49 milhões de contas e aproximadamente R$ 43 bilhões.

 

Terá direito ao saque das contas inativas de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), de acordo com a MP 763/16, todo trabalhador que pediu demissão ou teve seu contrato de trabalho finalizado por justa causa até 31/12/2015.

 

O saque do dinheiro das contas inativas do FGTS começará em março para pessoas que nasceram em janeiro e fevereiro e seguirá até julho, conforme Calendário de Pagamento divulgado ontem (14/02).

 

Como conferir se há saldo de conta inativa de seu FGTS

 

O trabalhador poderá conferir se tem ou não saldo de conta inativa do FGTS  de várias formas:

 

Pela internet, diretamente no site da Caixa Econômica Federal:

 

1- Acesse o site www.caixa.gov.br/contasinativas

2-  Selecione a opção “consulte suas  contas inativas”

3- Informe os dados solicitados e após o “ok” aparecerá o saldo das contas inativas a serem liberadas de acordo com o mês de aniversário

Para consultar é necessário o número do CPF e a data de nascimento. A consulta também pode ser feita utilizando o número do NIS, PIS ou PASEP.

 

Por aplicativo - A Caixa também criou um aplicativo gratuito onde o trabalhador pode consultar o saldo. O aplicativo chama-se “FGTS”. Será preciso informar o PIS e a senha cadastrada para fazer o login.

 

Pela Central Telefônica - pelo número 0800 7262 017. È necessário informar o número do PIS e o CPF. A Caixa informou (16/02), porém, que o sistema está instável devido ao grande número de consultas.

 

Confira aqui quando estará disponível o pagamento de contas inativas de FGTS de acordo com o Calendário de Pagamento da MP 763/16:

 

Cronograma de saques de contas inativas doFGTS

 

Não dá para fugir do atendimento pessoal na Agência nos seguintes casos:

 

- O trabalhador não consegue cadastrar uma senha para acessar o site de consulta ao FGTS;

- O valor que será liberado, segundo a Caixa, não é igual ao valor de todas as contas inativas desde 31 de dezembro de 2015;

- As contas dos empregos antigos aparecerem como “ativas” no Extrato;

- As contas aparecem zeradas mesmo que o trabalhador não tenha feito o saque.

 

Atenção!

 

Para esclarecer as dúvidas da população, as agências Caixa abrirão 2 horas mais cedo nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro.

 

Alerta!

 

Um cuidado a ser tomado é em relação a golpes que já estão sendo aplicados para obter acesso aos dados dos trabalhadores. O alerta é do Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC).

 

É importante ficar atento a mensagens e endereços eletrônicos indicados para cadastro e consultas. As informações oficiais devem ser obtidas diretamente junto à Caixa Econômica Federal, orienta o IDEC. E também para desconsiderar as mensagens de SMS, e-mails e ligações telefônicas em nome da Caixa Econômica Federal.