06/02/2017

Valor cobrado indevidamente em conta de luz será devolvido

Você costuma conferir seus gastos nas contas de cobrança recebidas antes de pagá-las? Não? É bom pensar em adotar esse novo hábito.

 

Na sexta-feira (27/01),  a Fundação Procon  (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor), alertou os consumidores para ficarem atentos a uma cobrança indevida de seguro de vida ou odontológico nas contas de luz da distribuidora AES Eletropaulo, que atende a capital paulista e outros 23 municípios da região metropolitana de São Paulo.

 

O alerta surgiu após alguns consumidores que notaram o aumento do valor a ser pago e decidiram conferir o campo de “Descrição de Faturamento” que toda conta de energia elétrica traz e perceberam valores cobrados relacionados como seguros de vida e planos odontológicos que nunca forma contratados. 

 

O Procon informou  que um grupo de clientes da Eletropaulo recebe há meses as cobranças na conta de luz mesmo sem nunca ter solicitado o serviço. Por isso, é bom cada consumidor verificar não somente a conta atual como as anteriores, pois em muitos casos estes descontos vêm ocorrendo há meses.

 

Um aviso no site da AES Eletropaulo sobre as cobranças indevidas citam vários tipos de descontos possíveis que podem trer sido cobrados via conta de energia como:  Plano Odontológico, de saúde, seguro pessoal, de vida ou proteção residencial. No exemplo da imagem que ilustra esta notícia aparece o desconto AES ODONTO, mas poderia ser qualquer um dos outros citados.

O consumidor deve verificar na sua conta de energia elétrica no campo DESCRIÇÃO DE FATURAMENTO, em OUTROS PRODUTOS E SERVIÇOS.

 

A AES Eletropaulo esclarece que esses seguros são ofertados pela empresa MetLife e não pela distribuidora de energia. A AES Eletropaulo apenas disponibiliza a fatura de energia como meio de pagamento, após comprovação de adesão do cliente apresentada pela Metlife, que oferta e vende seus produtos em seus canais.

 

E orienta ainda qu os clientes da AES Eletropaulo que tiverem dúvidas sobre qualquer um deles, podem entrar em contato com o “call center” da própria MetLife: 3003-3422 (capitais e grandes centros), 0800 746 3422 (demais localidades) e 0800 746 3420 (SAC nacional).

 

Segundo a Mellife, foi identificado um problema operacional que gerou a cobrança indevida para um grupo de clientes da Eletropaulo.

 

Procon, a Eletropaulo e a Metlife fecham acordo para resolver o problema

 

Em reunião realizada na quinta-feira (02), o Procon, a Eletropaulo e a Metlife fecharam um acordo para devolver aos consumidores o dinheiro que foi cobrado indevidamente na conta de luz.

 

Segundo o Procon, as empresas se comprometeram a devolver todos os valores em dobro, já que os pagamentos foram considerados indevidos. Mesmo quem não reclamou vai receber o dinheiro de volta.

 

As empresas devem entrar em contato com quem reclamou e perguntar se o cliente prefere a devolução em crédito na conta de luz ou na conta bancária.

 

Quem não registrou reclamação, deve receber a devolução como crédito na conta de luz. As empresas também informaram que novas cobranças e novas vendas dos produtos estão suspensas, mesmo para os clientes que aceitaram e contrataram os serviços.

 

O Procon disse que, como não ficou clara a forma de venda desses seguros, até alguns clientes que contrataram o serviço podem pedir a devolução do dinheiro.

 

De acordo com a  regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) as cobranças indevidas devem ter devolução em dobro dos valores pagos, mais os juros.