17/04/2015

Reajuste dos Planos de Saúde Sabesprev

É com um desconforto enorme, até com irritação, que comunicamos o reajuste de 23,08% a 25,90% que a Sabesprev anunciou para os Planos de Saúde administrados pela Fundação, com vigência a partir de 01 de maio de 2015.

É uma tragédia que vínhamos prevendo faz muito tempo, pois não temos notado predisposição tanto da Sabesprev, quando de sua patrocinadora Sabesp, em dar uma solução definitiva e sustentável ao Plano de Saúde dos Aposentados.

Ano após ano, tem-se adotado a decisão simplista e emergencial de cobrir os constantes déficits com reajustes abusivos e incompatíveis com a capacidade financeira dos aposentados e seus dependentes em pagá-los.

A perspectiva futura é a migração para os outros planos de menor custo e finalmente para a vala comum da caótica rede pública de saúde.

O compromisso firmado no acordo coletivo de 2013 prometia a contratação de empresa para promover um estudo dos Planos de Saúde da Sabesprev. Esse estudo foi iniciado, mas acabou engavetado. Como não somos signatários diretos desse acordo, não temos a legitimidade para exigir o seu cumprimento, até mesmo judicialmente.

Em função dessa última decisão da Sabesprev de aumentar nossos Planos de Saúde sem discutir uma nova modelagem, a Diretoria da AAPS, neste final de gestão, decidiu que não mais participará do Comitê de Saúde Sabesprev, composta por nossa Entidade e Sindicatos dos Empregados da Sabesp. Esse Comitê, infelizmente, tem desempenhado um papel inexpressivo, sendo utilizado somente para referendar os reajustes dos planos de saúde.

Queremos deixar nossos associados cientes de que não estamos desistindo da luta. Estaremos empenhados em buscar outros caminhos, mais contundentes, para enfrentar o "desmanche" dos Planos de Saúde dos Aposentados e Pensionistas.