Dicas de saúde
Junho vermelho: Doções salvam vidas!
Diversas campanhas são desenvolvidas este mês para conscientizar e ao mesmo tempo sensibilizar a importância da doação de sangue, um ato de solidariedade que salva vidas.
Não há substituto para o sangue e sua disponibilidade é essencial, já que a transfusão de sangue é necessária em diversas e urgentes situações. Segundo o Ministério da Saúde o percentual de doadores no pais ainda é muito baixo.
Não há riscos da doação. São adotados todos os protocolos de segurança, o material é descartável e o procedimento é indolor.
Pela doação, um número cada vez maior de pessoas torna-se salvadores de outras vidas, principalmente doando sangue de modo regular.
Critérios para doação
- Ter idade entre 16 e 69 anos, (menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal);
- Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
- Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe). São aceitos documentos digitais com foto.
- Pesar no mínimo 50 kg.
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
- Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.