Dicas de saúde

Homem: A desinformação é seu pior inimigo

Imagem novembro azul com as fotos dos associados

 

A  maior taxa de mortalidade entre os homens ainda é o câncer de próstata, depois do câncer de pulmão. Eles ainda morrem por medo e desinformação.

 

E para alertar sobre o problema, alguns de nossos associados apoiaram a campanha desenvolvida pela AAPS sobre esclarecimentos do câncer de mama (Outubro Rosa) e de próstata (Novembro Azul).

 

Cid

A participação de todos emocionou e serviu de exemplo. Cid Barbosa Lima Júnior deixou sua mensagem: “Há 14 anos fiz uma operação de retirada da próstata, que foi um sucesso realizada por um grande médico chamado Miguel Srougi. Controlado durante esses anos, não tive retorno  dessa doença maligna e aconselho a todos e todas, a fazerem acompanhamento médico periódico. Viva o Outubro Rosa e o Novembro Azul”.

 

Outro colega que colaborou foi Marco Antonio Alves Peçanha; ”Há quatro anos passei por uma cirurgia complicada para remoção de um câncer de próstata. A cirurgia encontrou aderências internas, durou 5 horas e ainda precisei de radioterapia posteriormente. Tudo isso sem que eu apresentasse qualquer sintoma e se vivo estou hoje foi graças aos exames preventivos que acusaram a doença a tempo de ser combatida e eliminada. Se você, como eu, ama a vida, previna-se e incentive os demais a se prevenirem também, não só durante o Novembro Azul, mas por toda uma vida azul”.

Peçanha

 

Lembre-se: O câncer de próstata é  o tipo de câncer mais curável no homem, desde que detectado no início. Quando diagnosticado precocemente a possibilidade de cura é de mais de 90%, informam os especialistas.