Dicas de saúde

Vacinas bivalentes já estão sendo aplicadas

Vacinas bivalentes já estão sendo aplicadas

 

Vacinas bivalentes contra Covid-19 começaram a ser aplicadas no fim do mês de fevereiro. Esta vacina é uma versão atualizada, para a proteção contra cepas do coronavírus, incluindo a variante Ômicron, oferece uma proteção ainda maior contra as novas variantes da Ômicron. Segundo Pfizer, fabricante do imunizante, o reforço com vacina bivalente gera aumento nos níveis de anticorpos neutralizantes.


Para receber essa dose, a pessoa deve ter o esquema de vacinação completo contra a doença, que já tenha recebido pelo menos duas doses monovalentes prévias. Nesta primeira etapa do Movimento Nacional pela Vacinação, a vacinação será com doses de reforço em pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da doença, grupos prioritários.


As aplicações serão feitas nos postos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de cada Município, após a comprovação da carteira de vacinação completa contra o coronavírus.


O Ministério da Saúde ressalta que vacinas bivalentes e monovalentes são igualmente eficazes e protegem contra a Covid-19.