Dicas de saúde

Doação de sangue: Não há riscos de contaminação

Doação de sangue

 

Preocupadas com a pandemia da Covid-19 muitas pessoas deixaram de ser doadoras

100% voluntário,  é um ato fundamental para salvar vidas em cirurgias e outros procedimentos. Os médicos informam que não há riscos na doação. Todos os cuidados são adotados: os materiais de coleta são descartáveis, é respeitado o distanciamento entre as pessoas, o uso de máscaras e higiene das mãos é obrigatório.

Para doar é preciso:

  • Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal); pesar no mínimo 50 kg; estar alimentado; não ingerir alimentos gordurosos antes da doação e ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
  • Os doadores precisam apresentar documento de identificação com foto  (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe), serão aceitos documentos digitais com foto.

O intervalo entre uma doação e outra é de dois meses para homens (máximo de quatro doações em um ano) e de  três meses para mulheres (máximo de três doações em um ano).