Novembro Azul: mês do cuidado contra o câncer de próstata

  •  

  • O Novembro Azul surgiu no rastro do movimento Outubro Rosa e com a mesma finalidade: divulgar a conscientização da importância do exame preventivo contra o câncer de próstata entre o público masculino.

     

    Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma (são os tumores mais comuns de câncer de pele que, geralmente, apresentam apenas crescimento local e de fácil tratamento quando no início).

     

    Mais do que qualquer outro tipo, o câncer de próstata é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Mas, como a idade é um fator de risco importante para o câncer de próstata, uma vez que tanto a incidência como  a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos, é imprescindível o exame preventivo a partir dessa idade.

     

    Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos pode aumentar o risco de se ter a doença de 3 a 10 vezes comparado à população em geral, podendo refletir tanto fatores genéticos (hereditários) quanto hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias.

     

     

    A importância da detecção precoce

     

    Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

     

    Aqui reside a importância dp exame preventivo: não dá para contar com a sorte! A descoberta tardia, assim como acontece para o câncer de mama para as mulheres, pode comprometer a condições de tratamento e o prognóstico de cura da doença.

     

    Prevenção do Câncer de Próstata

     

    Já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis.

     

    Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

     

    Fonte de dados: Instituto Nacional de Câncer - INCA

     

     

     

     

Atualize seu cadastro

Informações de contato

AAPS - SÃO PAULO

Rua Treze de Maio, 1642 - Bela Vista  (como chegar)
            São Paulo - SP - Cep: 01327-002

        55 11 3372-1000     |        aapsabesp@uol.com.br

 

AAPS - SANTOS E REGIÃO

Rua Dr. Arthur Porchat Assis, 47 (como chegar)
            Boqueirão – Santos SP – Cep: 11045-540

        55 13 3288-1162    |       baixadasantista@aaps.com.br

RECEBA NOSSA NEWSLETTER: