O cuidador da pessoa de Terceira Idade

  •  

  • Fonte: Sabespapo nº 122.

    Em consequência de diversos fatores, como a melhoria das condições sanitárias e de acesso a bens e serviços, as pessoas tem vivido mais tempo. Os avanços na área de saúde tem possibilitado que cada vez mais pessoas consigam viver um período mais prolongado, mesmo possuindo algum tipo de incapacidade.

    As pessoas de terceira idade com algum tipo de limitação necessitam de ajuda no seu dia-a-dia e a pessoa que auxilia o idoso é chamada de cuidador pelos profissionais da área de saúde.

    Você sabe quem é o Cuidador?

    O cuidador é o responsável direto pela pessoa que necessita de auxílio, zelando pelo seu bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer da pessoa assistida. Porem, o ato de cuidar não caracteriza o cuidador como um profissional de saúde, portante ele não deve executar procedimentos técnicos que sejam de competência dos profissionais de saúde, tais como: aplicações de injeções no músculo ou na veia, curativos complexos, instalação de soro, colocação de sontas, etc.

    Cabe ressaltar que o cuidado em domicílio proporciona à pessoa assistida o convívio familiar, diminuindo o tempo de internação e reduzindo as complicações decorrentes de longos períodos de permanência no hospital.

    O ato de cuidar é complexo. A função do cuidador inclui acompanhar e auxiliar a pessoa a se cuidar, fazendo pela pessoa somente as atividades que ela não consiga fazer sozinha.

    É fundamental termos a compreensão de se tratar de tarefa nobre, porém complexa, permeada por sentimentos diversos e contraditórios, já que é preciso estar preparado para levar em consideração as particularidades e necessidades da pessoas a ser cuidada e, ciente de que esse cuidado deve ir além dos cuidados com o corpo físico, pois além do sofrimento físico decorrente de uma doença ou limitação, há que se levar em conta as questões emocionais, a história de vida, os sentimentos e emoções da pessoa a ser cuidada.

     

     

     

Atualize seu cadastro

Informações de contato

AAPS - SÃO PAULO

Rua Treze de Maio, 1642 - Bela Vista  (como chegar)
            São Paulo - SP - Cep: 01327-002

        55 11 3372-1000     |        aapsabesp@uol.com.br

 

AAPS - SANTOS E REGIÃO

Rua Dr. Arthur Porchat Assis, 47 (como chegar)
            Boqueirão – Santos SP – Cep: 11045-540

        55 13 3288-1162    |       baixadasantista@aaps.com.br

RECEBA NOSSA NEWSLETTER: