Reduzindo o Risco de Ter Câncer

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  • Fonte: Sabespapo nº 119.

    Você sabia que pode reduzie o seu risco de ter câncer? sim, você pode! Segundo o Portal. Oncoguia (guia do paciente com câncer), dois terços das mortes por câncer são causados pelo tabagismo, sedentarismo e má alimentação.

    Combater esses hábitos são atitudes chaves para uma vida longa e saudável. Siga-as. Nunca eacute; tarde para fazer mudanças simples em sua vida!

    Melhore sua alimentação. De todas as mortes provocadas pelo câncer cerca de um terço estão relacionadas à alimentação errada e a falta de atividade física frequente. Mude gradativamente seus hábitos alimentares. Comece diminuindo a ingestão de gorduras, especialmente a gordura animal e adote uma alimentação rica em frutas, legumes, fibras e cereais integrais. A cada dia, adicione pequenas porções de frutas e vegetais em sua dieta. por exemplo, acrescente folhas verdes escuras, como espinafre em sua salada; coma um pêssego ou outra fruta no lanche. O objetivo eacute; manter um peso equilibrado com a constância.

    Dose o consumo do álcool. O consumo de álcool está associado ao aumento do risco de câncer de boca, esôfago, faringe, laringe, fígado e mama. Se você deseja consumir alguma bebida alcoólica, tente beber no máximo duas doses por dia.

    Seja ativo. Adote uma prática moderada pelo menos 3 vezes por semana. A caminhada eacute; uma das mais indicadas, basta um tênia e uma roupa confortável, filtro solar, se hidratar e tambeacute;m de respeitar os melhores horários do sol, antes das 10 horas e depois das 16 horas.

    A atividade física reduz o risco de câncer de cólon e em cerda de 50% e desempenha um papel importante na redução do risco de outros tipos de câncer. Comece já, não deixe mais para a manhã. Inclua a atividade física à sua rotina diária. Passeie com seu câo, com seus filhos, faça exercícios enquanto assiste TV.

    Outra boa dica eacute; identificar em sua comunidade programas de educação física, programas de lazer, em parques e praças, que não requerem muitos recursos.

    Não Fume. Fumar eacute; uma das piores coisas que você pode fazer pela sua saúde. Fumar provoca câncer de pulmão, garganta, boca e esôfago, aleacute;m de doenças cardíacas, respiratórias como enfisema e muitos outros problemas em sua saúde. Fumar mata! Quase um 1/3 das mortes por câncer eacute; atribuido ao ttabagismo. Lembre-se: os fumantes passivos tambeacute;m correm o risco de desenvolver câncer de pulmão ou outros problemas respiratórios. Não fique exposto à fumaça do cigarro de outros fumantes.

    Busque sempre a felicidade. Em qualquer circunstância escolha e adote a atitude positiva. Por exemplo, par aa prática de exercícios. Experimente fazer alguma atividade em família após o jantar, especialmente nos fins de semana; caminhe, corra ou nade, frequente uma academia, mas não exceda seus próprios limites; programe atividades físicas nas horas do dia ou da semana que você tenha mais energia. E preste atenção em como você se sente depois de uma atividade física! Você ficará surpreso ao ver como conseguirá manter seus níveis de energia após a prática de uma atividade física.

    EXISTEM BOAS NOTÍCIAS NO MUNDO DO CÁNCER

    Sabemos hoje, mais do que nunca, como o câncer se desenvolve e o que contribui para o risco de desenvolver essa doença. Atualmente, temos as melhores armas para comtater a doença: novas tecnologias para a detecção precoce, mais opões para o diagnóistico e tratamento, aleacute;m de muitas terapias de ponta.

    rastreamento (realização dos exames regularmente) eacute; fundamental. Para alguns tipos de câncer, eacute; importante a história familiar,pois se vcoê pertencer a um grupo de risco, isso implicará na necessidade de vcoê realizar exames de rastreamento mais cedo ou com mais frequência.

    Tambeacute;m temos as vacinas. Converse com o seu meacute;dico sobre isso. A prevenção do câncer inclui a imunização para determinados tipos de câncer, principalmente o de colo deútero que tem grande relação com o vírus HPV. Inform-se com seu meacute;dico sobre as vacinas existentes.

     

     

     

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