Cuidar de si mesmo é fundamental para a qualidade de vida

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  • Fonte: Sabespapo nº 119.

    Dez dicas Antiestresse

    Dos males do século 21, um dos mais importantes é o estresse, pois afeta grande parte da população. Dores de cabeça, esquecimentos, batimentos cardíacos acelerados, mau humor, choros sem motivo, vontade de sumir, músculos doloridos ou ãos frias e úmidas podem ser alguns sintomas.   Mas diminuir os efeitos não é impossivel, principalmente adotando algumas das medidas antiestresse:

    1. Acorde mais cedo - Em vez de começar o dia no meio do maior estresse porque não tem tempo para fazer nada, experimente levantar-se um bocadinho mais cedo e organizar melhor as suas manhãs. Não se deixe tentar pelo calorzinho dos cobertores e salta da cama assim que o despertador tocar. Tome um bom café da manhã e um banho relaxante.

    2. Planeje o seu dia - Tente perceber em que altura do dia a sua produtividade está em alta. Há pessoas que rendem mais de manhã enquanto outras funcinam a 100% mais pela tarde. Escolha o período em que tem mais energia e deixe para essa altura as tarefas de maior responsabilidade ou que exijam maior criatividade. Lembre-se, no entanto, que por mais organizado que seja, existem imprevistos que não se consegue controlar.

    3. Defina prioridades - Não queira fazer tudo ao mesmo tempo nem queira fazer tudo sozinho. Faça uma listagem das suas reais prioridades e tente cumpri-la. Ponha os assuntos que exigem mais em primeiro lugar, mas tente não descuidar dos pequenos assuntos que tendem a ficar esquecidos.

    4. Saiba dizer não - Quando se sentir demasiado pressionado tenha a coragem de dizer basta! se o seu chefe lhe parecer demasiado empenhado em não deixar rrespirar, exigindo-lhe mais e mais trabalho, explique-lhe que, apesar de tentar, não consegue fazer tanta coisa ao mesmo tempo. Tente também não fazer o trabalho dos seus colegas. Sempre que puder ajudar, ajude, mas não deixe que eles fiquem mal habituados.

    5. Crie um bom ambiente - Pensmaentos positivos ativam as energias positivas que temos em nós. E depois, simpatia gera simpatia. Elogie, seja prestativo e simpático com os seus colegas.

    6. Aprenda a relaxar - Nada melhor do que depois de um dia estafante poder chegar a casa, sair para caminhar, brincar com as crianças e tomar um longo banho.

    7. Mude de rotina - é importante que você consiga viver para além do trabalho. Presenteie-se após um trabalho complicado. Que tal aquele livro que sempre quis ou aquela camisola caríssima? Deixe o trabalho e seus problemas antes de entrar em casa.

    8. Tenha vida social - Tenha uma vida social ativa porque desta maneira vai ser mais fácil de não pensar nos problemas que deixou para trás no escritório. Vá a festas, ao cinema ou ao teatro. Cultive amizades.

    9. Dedique-se a uma atividade criativa - Utilize os seus tempos livres para se dedicar a uma atividade que puxe pela sua concentração e ciratividade. Tendo a sua mente ocupada não vai ter tempo para pensar nem se chatear com os problemas do dia-a-dia ou do trabalho. A pintura é um bom exemplo.

    10. Melhore a sua vida sexual - Esta é também uma ótima solução para combater o estresse acumulado ruante um dia de trabalho. Ter uma vida sexual ativa e saudável é meio caminho andado para se sentir uma pessoa plenamento realizada e, desta forma, sentir-se mais confiante.

     

     

     

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