22/12/2016

Suplementados: AAPS solicita informações sobre a cobrança extraordinária

Quando do término do processo de migração foram recalculados os valores das contribuições, desta vez com dados reais sobre o processo.

 

 

Dados iniciais, quando da simulação de agosto de 2016, indicavam valores de déficit inferiores àqueles explicitados e apresentados na reunião da Sabesprev com as entidades e sindicatos, no dia 07/12/16. Nessa oportunidade foram divulgados os valores médios de “contribuição do déficit, após migração”, tanto para assistidos como para ativos. (Fig. 8 e 9 do relatório da Sabesprev).

 

Clique nas imagens para ampliar.

 

Todas as vezes em que questionamos sobre o impacto da migração sobre os déficits, sempre nos foi dito que este seria da ordem de até 14% sobre os totais. Entretanto, o que ficou comprovado é que os valores reais ultrapassam, em muito, esses percentuais, chegando em muitos casos a duplicar ou mesmo triplicar.

 

A AAPS, em função disso, está contestando os valores apresentados pela Sabesprev no programa “Consulte a contribuição extraordinária para déficit”, disponibilizado àqueles que permaneceram no BD.

 

Os valores assim determinados, em função de sua discrepância, vêm causando enormes problemas financeiros, principalmente aos que se situam na faixa de benefício acima de R$ 5.000,00.

 

Não queremos, de forma alguma, interferir nos valores definidos para as faixas até R$ 5.000,00, porém que sejam reestudadas e redefinidas as contribuições para aqueles que percebam valores superiores a estas.

 

Acreditamos que esta situação possa ser revertida e, para tanto, aguardamos o fornecimento, pela Sabesprev, dos dados solicitados.

 

Clique aqui para conhecer na íntegra o  Relatório da Sabesprev com o Plano de Equacionamento do Déficit Atuarial - Plano de Benefícios Básico (BD).

 

Clique aqui para conhecer a íntegra da carta da AAPS na qual solicita formalmente informações à Sabesorev sobre os critérios utilizados na cobrança extraordinária para cobertura do déficit.