27/07/2016

Semana “Hepatite Zero 2016” na Grande SP

Até o dia 30/07 (sábado), usuários do Metrô podem fazer gratuitamente, testes para detecção da hepatite B e C, das 8 às 17 horas, nas estações do metrô, terminais rodoviários e unidades Poupatempo:

 

A ação, chamada "Semana Hepatite Zero 2016", é promovida pela Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite e tem como objetivo encontrar, apoiar, encaminhar e tratar pacientes que são portadores da doença.

 

A hepatite é a inflamação do fígado, que pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.

 

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C.  Milhares de pessoas são portadoras dos vírus B ou C e não sabem que tem a doença. Estima-se que três milhões de pessoas no país tenham hepatite C. Se não tratada, a doença torna-se crônica e causa danos graves ao fígado, como cirrose e câncer.

 

A hepatite C representa a principal causa de transplante de câncer de fígado no país. Estima-se que nove mil mortes por ano por doenças no fígado estejam relacionadas à hepatite C e que dois milhões de brasileiros estejam infectados pelo vírus.

 

Veja as formas de transmissão do vírus de acordo com o site do Departamento de DST, Aids e hepatites virais:

 

Transfusão de sangue. Quem recebeu transfusão de sangue, antes de 1993 também pode ter adquirido hepatite C,

- Compartilhamento de material de higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam) ou para confecção de tatuagem e colocação de “piercing”,

- Compartilhamento de material para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos, entre outros).

 

Formas mais raras de transmissão, mas não totalmente descartáveis:

 

- Sexo sem camisinha com uma pessoa infectada,

- Da mãe infectada para o filho durante a gravidez.

 

O vírus também pode ser transmitido em procedimentos cirúrgicos quando os materiais não estão devidamente esterilizados.

 

Serviço:


Semana Hepatite Zero
 

De 25 a 29 de julho de 2016 - das 8 às 17 horas
 

Locais com exames:

- Metrô Brás, Metrô Santana e  Metrô Tamanduateí,

- Terminais  Rodoviários:  Tietê, Rodoviário Barra Funda,  Jabaquara e de Guarulhos,

-  Unidades Poupatempo:  Cidade Ademar,  Itaquera,  Lapa,  Sé, Santo Amaro, São Bernardo do Campo, Carapicuíba, Diadema,  Guarulhos e  Osasco.