29/04/2014

“DIA D” DE VACINAÇÃO NA AAPS TEVE MAIS DE 700 PESSOAS

No dia 26 de abril (sábado), no horário das 9 às 17 horas, nossa sede social esteve à disposição dos associados, familiares e moradores da região como um dos postos participantes do “Dia D” da 14ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe.

Foram aplicadas um total de 747 vacinas que protegerá contra os três subtipos do vírus da gripe recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

A exemplo de anos anteriores, contamos com a equipe especializada da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo - Unidade Básica de Saúde / Humaitá, além da presença de um cirurgião dentista que realizou exame de prevenção do câncer bucal.

Muitos associados compareceram na sede, acompanhados ou não de familiares. Também tivemos a presença de vário diretores e conselheiros, além do presidente da AAPS, José luiz de Melo Pereira.

Ainda dá tempo!

O Dia "D" tem como objetivo reforçar a importância da vacinação para o público prioritário no Sistema Único de Saúde (SUS).

Se você não pode comparecer à sede da AAPS ou a outro Posto de Saúde no “Dia D” de vacinação, ainda poderá se vacinar no Posto de Saúde mais próximo de sua residência, pois campanha, se estende até o dia 9 de maio,

Além das pessoas com 60 anos ou mais, podem ser vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.

As pessoas com doenças crônicas devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão se dirigir aos postos em que estão registrados, sem a necessidade de prescrição médica.

Não deixe de se proteger! Este ano vamos receber muitos turistas, o que poderá aumentar a circulação de vírus da gripe em nosso país.

Segurança

É importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe - especialmente as integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações - devem procurar, imediatamente, o médico.

Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.