16/04/2012

Sabesp se reúne com Fórum de Entidades

Na quinta-feira (12/04), comparecemos na sede da Sabesp a convite da presidente da empresa, Dilma Pena, que nos recebeu acompanhada de diversos membros da diretoria executiva, bem como a todos os dirigentes dos sindicatos e associações que integram o Fórum de Entidades que também estiveram presentes.

A presidente da Sabesp afirmou que a Diretoria Corporativa empenhou-se em ouvir e buscar soluções de ajustes e apresentou proposta em dezembro/2012, que contou com a concordância das entidades sindicais, exceto a Associação de Aposentados (AAPS) e Associação dos Administradores (ADM). E, acrescentou, que aquela proposta era o limite possível da empresa e dos órgãos controladores para a questão previdenciária.

Concluiu, afirmando que a proposta, já aprovada pela Secretaria da Fazenda, atende os anseios da maioria dos empregados e pede apoio integral de todos para sua implantação imediata. E, que preocupa-se também, com os riscos da anunciada intervenção na Sabesprev pela PREVIC, contando com o bom censo de todos e, que as medidas junto ao Judiciário, para reinício da migração para o Sabesprev Mais, devem ser tomadas com a maior rapidez possível.

A expectativa da AAPS era de que fosse apresentada alguma alternativa concreta - não promessas - de garantia de segurança futura aos participantes e assistidos que optassem em permanecer no BD.

Ficamos decepcionados! A posição da AAPS de repúdio ao plano Sabesprev Mais é pública, notória e fartamente disseminada.

Tal plano não contempla as características essenciais de um modelo previdenciário, tais como: a característica mutualista universal e renda vitalícia, fundamentais para a segurança dos participantes.

A modalidade pretendida pela Sabesp visa, tão somente, afastar o risco financeiro da empresa oferecendo incentivos e benefícios de natureza incerta aos participantes.

Lamentamos a “ameaça de intervenção da PREVIC” mencionada pela empresa. Os participantes do BD não deram causa e não são a razão dessa “ameaça”. É um problema da Sabesp como patrocinadora.

A AAPS seguirá acompanhando o andamento da Ação Civil Pública visando o interesse de seus associados assistidos e, caso venha a ser autorizada a retomada do Sabesprev Mais, não vai apoiar a sua implantação ou divulgação.

Voltaremos a este assunto a qualquer momento.