31/03/2012

AAPS participa do 1º Grito dos Aposentados

Na quinta-feira (29/03), aconteceu o 1º Grito dos Aposentados na cidade de São Paulo em prol da pauta de reivindicações da categoria.

Cerca de 5 mil manifestantes participaram do ato sob a organização da Federação das Associações e Departamentos de Aposentados Pensionistas e Idosos do Estado de São Paulo (FAPESP) e da Confederação Brasileira de Aposentados (COBAP) com caravanas que vieram de todas as regiões do Estado e, também, de Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de dirigentes de outros Estados, e participantes da Capital paulista.

Pela primeira vez, sob a bandeira da unidade, lá estiveram presentes os Sindicatos Nacionais de Aposentados da CUT, da Força Sindical, da UGT, da CTB, do SP/Conlutas e representantes do Fórum Nacional de Lutas. E, representando o Governo do Estado, Luiz Antônio Adriano e Silva da Secretária de Emprego e Relação com o Trabalho.

A AAPS marcou presença com uma comitiva representando os aposentados e pensionistas da Sabesp formada por Daniel Castilho Azevedo (presidente), Valdemar Venâncio (assessor de Relações Institucionais), José Roberto Guimarães de Almeida (assessor de Comunicação e Marketing) e os associados e conselheiros Nilton Monteiro da Silva (Manivela), Paulo Joel Bruno, Geraldo Pereira e Jesus de Sousa.

Como foi o 1º Grito dos Aposentados?

A marcha partiu da Praça Campo da Bagatelli, no Anhembi, percorrendo as avenidas Santos Dumont, do Estado e Cruzeiro do Sul, na região Norte. À frente seguiu um carro de som com uma forca e um idoso com a corda no pescoço. O simbolismo forte chocou muita gente e conseguiu chamar a atenção.

Também foram produzidas cabeças gigantes de diversas autoridades forma de criticar a omissão das mesmas em relação aos interesses dos aposentados e trabalhadores.

O ponto alto da manifestação foi a presença de Dom Angélico, bispo emérito de Blumenau (SC), que marchou o tempo todo ao lado dos aposentados e, falando em nome da Igreja Católica, fez uma oração no entrocamento das avenidas. Muitos se ajoelharam no asfalto à frente da cruz que era carregada pelos aposentados. Foi um momento de muita emoção que ficou registrado na história dos movimentos de lutas dos aposentados.

O que os aposentados querem?

A pauta de reivindicações têm 15 pontos, fechados entre as entidades de representativas dos aposentados e as centrais sindicais, dentre os quais os considerados prioritários são os que já se encontram prontos para entrar em votação no Congresso, a saber:

- Reajuste anual único para todos os benefícios e igual ao do Salário Mínimo (PL 01/07);

- Recuperação do valor dos benefícios ao mesmo número de salários da data da concessão (PL 4434/08), que aguarda pela votação do Senado há dois anos;

- Fim do fator previdenciário, com a derrubada do veto ao PL 3255/02.


Este foi o primeiro dos quatro gritos previstos para 2012.
O próximo está programado para 17 de maio, na cidade de Cascavel (PR).